Sua dieta está muito cara? Não precisa ser!
Com grande frequência, antes mesmo de marcarem a consulta comigo as pessoas me perguntam se a dieta que prescreverei ficará cara. E ainda tem aqueles que pedem para que eu não passe dieta cara, pois a questão financeira mensal pode colocar em risco o cumprimento da mesma!
Bom, eu sempre respondo que não! Dietas não precisam ser caras e nem devem ser, pois a ideia é levar a proposta de reeducação alimentar para a vida toda e não de forma pontual, onde a questão financeira passará a ser mais um dificultador.
O nutricionista é o profissional capacitado e apto à prescrição de dietas e tem por obrigação levar em consideração a realidade socioeconômica de quem o procura! Dietas precisam ser individualizadas, estudamos isso na faculdade, pois o bem maior é a saúde do paciente e nutrição é prevenção.
A maioria das pessoas não precisam de usar suplementos e nem manipulações, o que elas precisam é de um profissional que as ajude a comer e organizar a alimentação da melhor forma, respeitando seus hábitos, suas preferências, sua rotina, sua condição financeira, sua realidade, ou seja, sua individualidade como um todo!
Infelizmente a nossa profissão ganhou esta “fama” e é difícil convencer do contrário, pois muitas pessoas já passaram por experiências com dietas extremamente onerosas, irreais e dietas “pré-fabricadas”.
Dieta pode ser cara, pode ser barata, pode misturar alimentos mais caros, alimentos mais baratos, mas uma coisa a dieta tem que ser: factível e adequada para cada indivíduo que nos procurar, pois nem sempre o mais caro é o melhor e disso, eu não tenho dúvidas! Profissionais sérios sabem, podem e tem tudo nas mãos para ajudar da forma que for possível.
Sigo na luta para mostrar que ter uma alimentação saudável deve ser prioridade, pois é investimento na saúde e sigo também mostrando diariamente a minha capacidade em prescrever dietas individualizadas e totalmente adaptáveis!
Nutricionista, converse com seu paciente sobre isso! Cliente, converse com seu nutricionista! Tem que ser uma via de mão dupla!
Vem comigo!