Você sabe o quanto de açúcar seu filho consome por dia?
Esse assunto pode parecer meio repetitivo, mas tem que ser mesmo, pois é de extrema importância, afinal estamos falando da saúde das nossas crianças!
O consumo excessivo de açúcar não causa SOMENTE a obesidade, até porque a obesidade é uma doença crônica que não vem sozinha, ela traz de mãozinhas dadas a ela, mais cedo ou mais tarde, outras doenças associadas que vem afetando crianças em todo o mundo.
Doenças que trazem prejuízos enormes à saúde física, mental e social, percebam só como o estrago pode ser amplo.
Abaixo alguns dos problemas que o consumo excessivo de açúcar pode causar, especialmente a médio e longo prazo.
Obesidade;
Deficiências nutricionais (barriguinha cheia de doces não deixa espaço para comida de verdade!);
Baixa Imunidade;
Cáries;
Cânceres;
Diabetes;
Hipertensão Arterial;
Hiperatividade (levando a problemas de aprendizado e concentração);
Desenvolvimento do “biquinho doce” (preferência por alimentos cada vez mais doces) e isto inclui alimentos com adoçante, pois eles também viciam o paladar;
Problemas dermatológicos;
Depressão;
Fobia Social;
O açúcar possui inúmeros nomes diferentes e anda beeeem escondidinho em quase todos os produtos industrializados, vejam só a lista abaixo!
Açúcar demerara, caldo e xarope de cana, açúcar de confeiteiro, adoçantes a base de milho e xarope de milho, dextrose, frutose, suco de frutas concentrado, glucose, açúcar branco granulado, xarope de milho rico em frutose, mel, açúcar invertido, maltose, xarope de malte, melaço, sucrose, xarope e açúcar branco.
A ideia deste texto não é para deixar mamães e papais de cabelo em pé e desesperados e sim mostrar que o açúcar não tem nada de inofensivo, especialmente quando se trata de excessos e, infelizmente devido à grande industrialização de alimentos o açúcar está cada vez mais presente e embutido em vários e, inclusive alimentos salgados com outra finalidade que não seja acrescentar doçura.
Se faz então muito importante e necessário entender isso, ficar atento e SEMPRE estimular as crianças a comer de forma mais natural possível, pois quem compra as coisas pra nossa casa somos nós e não eles.
Crianças menores de 2 anos não devem e não precisam comer doces, podem acreditar!
Vamos mudar hábitos?