Você tem hábito de comer macarrão instantâneo?
Tempo hoje em dia é realmente uma coisa bem rara, não é mesmo? Então como resistir à tentação de ficar apenas três minutos na cozinha?
Mas será que toda essa rapidez não tem um preço? O famoso macarrão instantâneo está longe de ser uma escolha saudável. Ele é simples e prático de ser feito, porém este “alimento” é muito processado, incentiva o aumento de peso e o desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e os problemas renais. Isso se deve ao alto teor de açúcar, sódio, gordura e os carboidratos refinados, além de não apresentar a quantidade necessária de nutrientes para uma refeição saudável.
Além do excesso de sal em sua composição, como já dito, o macarrão instantâneo contém uma substância em excesso denominada glutamato monossódico (realçador de sabor) que tem propriedades viciantes e pode causar náuseas, queimação, enxaquecas e dores de cabeça, além de outros problemas.
Ainda quer comer macarrão instantâneo? Então tome alguns cuidados, como:
Coma MUITO raramente;
Despreze aquele tempero do saquinho, use sal comum e ervas;
Crianças não DEVEM consumir por tudo isso já dito acima e também por estar com o hábito alimentar ainda em formação;
Melhore a receita! Uma boa ideia é misturar legumes frescos ou outros alimentos saudáveis para melhorar a qualidade do prato.
E lembre-se que o macarrão tradicional não é tão mais difícil assim de preparar, não é mesmo? Se você caprichar, vai ficar muito mais gostoso e bem mais saudável. Opte sempre pelas versões integrais, é uma opção mais nutritiva e rica em fibras.
Mude hábitos!